Aqui estão mais alguns pontos importantes sobre o brincar no contexto da Educação Infantil
1. Uma aprendizagem significativa
Quando uma criança brinca, ela não apenas se diverte, mas também constrói e ressignifica seu quantidade , ritmo ,forma ,espaço erelações sociais d
2. A expressão de emoções e sentimentos
A brincadeira também permite que a criança expresse suas emoções, sentimentos e até seus medos. Através de atividades simbólicas, como brincar de casinha ou de super-herói, as crianças podem externalizar sentimentos e situações que vivenciam, ajudando a processar experiências. A BNCC destaca que as crianças devem ser incentivadas a expressar e comunicarseus sentimentos,
3. A relação com a cultura
O brincar também tem uma ligação estreita com a cultura.muicontexto sociocultural , c
4. A importância do brincar espontâneo e dirigido
A BNCC também sugere que deve haver um equilíbrio entre o brincar espontâneo brincar dirigido
5. O brincar como ferramenta para a inclusão
Outro ponto importante é que o brincar tem um potencial enorme de inclusão .
6. A formação de vínculos afetivos
O brincar também é um dos meios pelos quais as crianças estabelecem vínculos afetivos com educadores
7. A aprendizagem ativa
O brincar é, acima de tudo, uma forma de aprendizagem ativa .
Contra
O brincar, para a BNCC, é visto como uma prática que vai além do simples passatempo, sendo uma forma de aprendizado que é natural ,necessário e **inclusoinclusiva .transformar a educação infantil em
Assim, garantir que as crianças tenham espaço e tempo para brincar, de forma livre e dirigida, é fundamental para que elas se desenvolvam plenamente, não só do ponto de vista.